- 61 3327 1142
- 61 98592 4828
APRESENTAÇÃO
Todo texto técnico é uma ação de comunicação estratégica. Afinal, seu papel será sempre levar aos gestores de instituições públicas e privadas a análise isenta e criteriosa de um fato, problema ou de uma oportunidade e os resultados obtidos que gerarão as melhores práticas na administração de bens e serviços. Por isso, três aspectos são imprescindíveis para o sucesso desse tipo de ação de comunicação: a racionalidade dos conteúdos expostos, a lógica na exposição das informações e a intenção da autoria de levar o (a) leitor (a) à ação.
Nota, relatório e parecer devem levar ao conhecimento de um público diversificado os resultados obtidos pela análise técnica de fatos, dados e informações. O texto deve ser coerente. Ou seja: deve fazer sentido a quem o lê. A estrutura deve ser constituída de ele-mentos técnico-redacionais que, articulados adequadamente, devem fornecer conteúdo claro, objetivo, sucinto, completo, consistente, de fácil leitura e rápida compreensão. Devem ainda ser fruto de um processo contínuo que se inicia no planejamento, evolui na execução do trabalho de pesquisa e que se conclui na consolidação dos resultados na redação final.
A produção de notas, relatórios e pareceres deve considerar o ponto de vista do (a) leitor (a) e basear-se em dados quantitativos e qualitativos. Deve ser vista como um processo contínuo de formulação. Ao longo de todas as fases constitutivas do trabalho de pesquisa, análise e consolidação, a ênfase deve estar na produção do texto. Toda essa complexidade está interligada e exige do (a) autor (a) de notas, pareceres e relatórios persistência e muita organização. Enfim, escrever dá mesmo um trabalho danado!
O foco do texto deve ser dirigido para as necessidades de informação dos múltiplos leitores. A referência, portanto, deve ser o que o leitor precisa saber, não o que o (a) autor (a) gostaria que ele soubesse.
É importante ainda lembrar que gestores públicos e privados não leem nossos textos da mesma forma como, por exemplo, leem um livro de ficção. Inicialmente, folheiam o texto da nota, relatório e parecer para ter uma ideia geral. Nessa etapa, costumam focar nos títulos e subtítulos, no resumo, no sumário, nas ilustrações, nos parágrafos conclusivos, nos resulta-dos e nas recomendações. A leitura, portanto, não é linear. A partir daí, escolhem criteriosa-mente o que julgam ser relevante e leem com atenção os tópicos selecionados.
Por isso, nossos textos precisam ser estruturados de forma a permitir, ao mesmo tempo, uma leitura detalhada de todo o conteúdo e uma leitura rápida, dirigida e focada nas necessidades do (a) leitor (a).
OBJETIVOS
O objetivo desse evento é permitir aos participantes conhecer, desenvolver, aprimorar técnicas de planejamento, produção e redação de notas, relatórios e pareceres.
Ao término do curso, os participantes certamente obterão os seguintes benefícios:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade 1 – O que o leitor espera do nosso texto
Unidade 2 – Quais são as partes constitutivas da nota, parecer e relatório?
Dependendo do grau de complexidade, o texto precisa de três tipos de elementos redacionais:
3. Elementos pós-textuais
Unidade 3 – Como apresentar de forma eficaz dados e informações?
A apresentação adequada de dados e informações constitui ponto de total relevância para o sucesso no desenvolvimento de qualquer nota, relatório e parecer. Não importa quais sejam sua complexidade, sua finalidade e extensão. Se não houver um cuidado criterioso, meticuloso no trato das informações quantitativas e qualitativas e das citações documentais ou testemunhais, corre-se sério risco de se pôr a perder o planejamento, a execução e a própria qualidade da redação. Sem considerar a perda de credibilidade no trabalho realizado pela autoria da nota.
São estas as formas de apresentar dados e informações em nossos textos:
Unidade 4 – como obter precisão de sentido?
O que é precisão de sentido e qual é o seu papel para a transparência, clareza, objetividade e exatidão da informação. Como escolher a palavra mais adequada. A eficácia de se optar por termos específicos. Como e quando usar termos técnicos e estrangeirismos. Como evitar os famosos “coringas” (mesmo próprio, citado, referido, mencionado entre outros), que comprometem a precisão e a transparência da linguagem. A estrutura DEVE, PODE, CONVÉM na redação de procedimentos, análises e orientações.
Unidade 5 – A redação da nota, do parecer e do relatório
Os princípios a serem seguidos para a produção de um bom texto: ordenamento das ideias, simplicidade, objetividade, concisão, formalidade e transparência. Como e quando usar voz passiva na nota. A revisão final: a má pontuação, o gerúndio alongador de frase e a quebra de paralelismo.
Unidade 6 – Que convenções seguir na grafia de termos?
Os conteúdos aqui desenvolvidos são aplicáveis a notas, pareceres e relatórios de natureza executiva, técnica ou administrativa. Adequa-se com facilidade e eficácia a empresas privadas, fundos de pensão, tribunais, corregedorias, instituições públicas e agências de regulação.
R$ 1.790,00
Se você deseja contratar este treinamento para 10 ou mais pessoas, entre em contato com a nossa equipe!
Temos condições ESPECIAIS!
O pagamento poderá ser efetuado via Nota de Empenho ou depósito em conta corrente, em favor da Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda ou Escola de Negócios Elo – Cursos e Eventos Ltda.
O pagamento poderá ser efetuado via Nota de Empenho ou depósito em conta corrente, em favor da Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda ou Escola de Negócios Elo – Cursos e Eventos Ltda.
Agência: 0452-9
Conta Corrente: 201.064-X
Agência: 0209
Conta Corrente: 600.202-2
Agência: 01526-1
Conta Corrente: 30300-3
CNPJ: 00.714.403/0001-00
Agência: 2458
Conta Corrente: 03457-7
Operação: 003
CNPJ: 30.965.048/0001-03
© 2022 Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos
Inscrição Estadual: 0735340400185 – CNPJ: 00.714.403/0001-00
Atendendo às necessidades das gerações presentes sem comprometer as gerações futuras.
DIREITOS RESERVADOS A Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda e a Escola de Negócios Elo Cursos e Eventos reservam–se o direito de cancelar unilateralmente a realização dos cursos, Seminários e Congressos ou ainda reagendar datas e horários. Obrigando–se a comunicar antecipadamente aos inscritos. O que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isentas de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral).
Ligue para: 61 3327 1142
Caso prefeir, deixe seus dados e nós ligamos para você.
DIREITOS RESERVADOS
A Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda e a Escola de Negócios Elo Cursos e Eventos reservam–se o direito de cancelar unilateralmente a realização dos cursos, Seminários e Congressos ou ainda reagendar datas e horários. Obrigando–se a comunicar antecipadamente aos inscritos. O que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isentas de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral).
Envie uma mensagem através do formulário: