PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

2024

FALTAM

Dias
Horas
Minutos
Segundos

PRORROGAÇÃO DA VIGÊNCIA DO PROGRAMA “DESENROLA BRASIL”

Capa site

DESTAQUE

Prorrogação da vigência do Programa “Desenrola Brasil”

Vinícius de Souza Nascimento (OAB/SE 6.057)

A Presidência da República anunciou a prorrogação da vigência do Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, denominado “Desenrola Brasil – Faixa 1”, até 31 de março de 2024. 

A prorrogação do prazo para a contratação de novas operações de crédito visa oferecer um período adicional para que indivíduos inadimplentes possam se beneficiar das condições especiais de renegociação, destacando-se a revogação de um dispositivo específico da lei original. A medida busca mitigar impactos econômicos e oferecer suporte financeiro em meio a desafios socioeconômicos.

Válido ressaltar que, também na edição de hoje, o Ministério da Fazenda alterou as Portarias Normativas MF nº 634, de 27 de junho de 2023, e MF nº 947, de 22 de agosto de 2023, para regulamentar o uso da plataforma digital do Programa Desenrola Brasil com conta no Portal gov.br. 

Nesse sentido, destaca-se a exigência do uso do Portal GOV.BR, com certificação digital ouro ou prata, para operações de crédito destinadas ao financiamento de dívidas com garantia do FGO. Além disso, a atualização estabelece que o acesso à plataforma e pagamento à vista poderão ser realizados por meio de conta pessoal no portal com nível de certificação digital bronze. Essas mudanças indicam uma busca por maior segurança e eficiência nos processos relacionados ao programa, alinhando-se às diretrizes legais vigentes e reforçando a importância do uso de tecnologias digitais na gestão financeira governamental.

Acesse a íntegra da Medida Provisória nº 1.199/2023 e Portaria Normativa MF nº 1572/2023 

MTE reformula regulamentações trabalhistas com ênfase em diversidade e transparência

Vinícius de Souza Nascimento (OAB/SE 6.057)

O Ministério do Trabalho e Emprego alterou a Portaria nº 671, de 8 de novembro de 2021, que regulamenta disposições relativas à legislação trabalhista, à inspeção do trabalho, às políticas públicas e às relações de trabalho. As alterações incluem a obrigatoriedade de registro de informações como nome social, etnia e raça dos empregados, bem como dados específicos sobre a admissão e desligamento. Adicionalmente, introduz disposições específicas para categorias como produtores rurais, servidores públicos, trabalhadores temporários, dirigentes sindicais, estagiários, médicos residentes, cooperados e outros, detalhando prazos e informações a serem fornecidas. Destaca-se a inclusão da autodeclaração de etnia e raça a partir de janeiro de 2024. 

Essas mudanças visam aprimorar o registro de informações trabalhistas, buscando maior transparência e adequação às diversidades presentes no contexto laboral brasileiro.

Acesse a íntegra da Portaria MTE nº 3.784/2023 

 

ATOS NORMATIVOS DO DOU

As normas publicadas, hoje, e selecionadas pelas equipes do professor Jacoby e da ELO têm um só foco: a gestão de pessoas e a melhoria do serviço para o cidadão. Veja o que vai impactar a gestão de pessoas.

Atenção entes federativos!

  1. a) novo Termo de Adesão Voluntária à Plataforma Integrada de Ouvidoria e ao Fala.BR instituído pela CGU

Acesse a íntegra da Instrução Normativa nº 26/2023

  1. b) flexibilização de prazos para parcelamentos previdenciários

Acesse a íntegra da Portaria MPS nº 861/2023

Núcleo de Proteção de Dados Pessoais do Trabalhador e da Trabalhadora – NPDados no MPT

Acesse a íntegra da Resolução nº 217/2023

Limites de movimentação e empenho são adequados pelo MPO

Acesse a íntegra da Portaria GM/MPO nº 364/2023

MDHC dispõe sobre editais de seleção pública para concessão de prêmios a iniciativas populares em defesa dos direitos humanos

Acesse a íntegra da Portaria nº 763/2023

Proibição de técnicas hostis nos espaços de uso público é regulamentada

Acesse a íntegra do Decreto nº 11.819/2023

Implementação de repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis

Acesse a íntegra da Resolução CONARQ nº 51/2023

Rede Nacional de Recuperação de Ativos é instituída pelo MJSP

Acesse a íntegra da Portaria MJSP nº 533/2023

Capa site

ATOS NORMATIVOS DO DODF

DF altera Lei de diretrizes orçamentárias de 2024

DF alterou a Lei nº 7.313, de 27 de julho de 2023, que “dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2024 e dá outras providências”.

Acesse a íntegra da Lei nº 7.347/2023, Lei nº 7.348/2023, Lei nº 7.349/2023

DF reestrutura várias carreiras

  1. a) Carreira Procurador do Distrito Federal e dá outras providências.

Acesse a íntegra da Lei nº 7.350/2023

  1. b) Carreira Auditoria Tributária do Distrito Federal e dá outras providências.

Acesse a íntegra da Lei nº 7.351/2023

  1. c) Carreira Auditoria de Controle Interno do Distrito Federal, e dá outras providências.

Acesse a íntegra da Lei nº 7.352/2023 

  1. d) carreira Assistência à Educação do Distrito Federal e dá outras providências”

Acesse a íntegra da Lei nº 7.353/2023

 

Palavra final

AS MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS, CONFORME AS DISPOSIÇÕES DA LEI 14.133/2021

O acompanhamento eficiente dos contratos administrativos é fator fundamental para o alcance dos melhores resultados da contratação. Para isso, os agentes públicos envolvidos, especialmente o fiscal de contrato e aqueles que atuam na instrução de propostas e pedidos formulados pelos fiscais, unidades gestoras ou empresas contratadas, devem ter conhecimento preciso das regras jurídicas e procedimentais que regulam a execução contratual, bem como ter clareza sobre as suas responsabilidades e competências.

A gestão e a fiscalização eficientes dos contratos administrativos é dever dos agentes públicos, carecendo de constante capacitação e atualização de conhecimentos, troca de experiências e boas práticas. Dessa maneira, entende-se importante que todos aqueles que atuam direta ou indiretamente na fiscalização e gestão dos contratos administrativos sejam periodicamente treinados.

Com esses objetivos em mente, o treinamento terá como foco as melhores práticas de gestão e acompanhamento da execução contratual, no que diz respeito às ações recomendadas ao fiscal e aos gestores do contrato.

Embora a abordagem privilegie aspectos práticos, será devidamente acompanhada da fundamentação normativa e jurisprudencial, mediante o cotejo das disposições da Lei 8.666/93 com as disposições da Lei 14.133/2021 (nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos), bem como os decretos regulamentares e os procedimentos estabelecidos pelas Instruções Normativas emanadas do órgão central do Sistema de Serviços Gerais (SISG) e do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Governo Federal, em cotejo com a atualizada jurisprudência do Tribunal de Contas da União e dos Tribunais Superiores sobre a matéria.

Dias 13 a 15 de dezembro /2023

Não perca! Clique aqui e faça já sua inscrição.

 

Momento de reflexão*

“Persistência é a irmã gêmea da excelência. Uma é a mãe da qualidade, a outra é a mãe do tempo.

Marabel Morgan

 

Quem somos

Fundada em 1995, a Elo Consultoria é reconhecida como referência nacional em capacitação, treinamento e aperfeiçoamento de profissionais, líderes e gestores. Os assuntos abordados em seus treinamentos, tanto em formato EAD quanto nos formatos Presencial e In Company, são desenvolvidos por um corpo técnico especializado composto por consultores de diversas áreas do conhecimento, dentre elas Comunicação, Recursos Humanos, Liderança, Finanças, Logística, Negociação e Vendas. O quadro de professores da Elo Consultoria é criteriosamente escolhido, composto por profissionais e pensadores, comprometidos com a prática. Os instrutores têm em comum com a Elo Consultoria, o carinho e esforço de capacitar pessoas, primando pela qualidade e efetividade. Especialmente na área do Direito Administrativo, a Elo Consultoria consolidou o papel de protagonista na formação e capacitação de líderes, servidores e gestores públicos que buscam melhorar suas práticas em gestão com Cursos e Treinamentos com conteúdo de vanguarda. A Elo Consultoria já formou milhares de gestores públicos, desenvolveu projetos educacionais complexos, participou na elaboração e coordenação de coletâneas de livros de autores aclamados, organizou Seminários e Simpósios que perpetuaram o conhecimento e atuação científica de Professores e Instrutores.

 

Elaboração

Responsável: Ana Luiza Jacoby Fernandes (OAB/DF 51.623; MTb/DF 0013100); Murilo Jacoby Fernandes (OAB/DF 41.796) e J. U. Jacoby Fernandes (6546 OAB/DF e MTb 11058/DF)

Coordenação: Lili Vieira (13384 OAB/DF)

Colaboração: Daiana Líbia e Vinícius de Souza Nascimento (OAB/SE 6.057)

Capa site
5/5 - (11 votes)

>>>

Veja nossos próximos cursos

Contate-nos por Telefone

Ligue para: 61 3327 1142

Caso prefeir, deixe seus dados e nós ligamos para você.

DIREITOS RESERVADOS

Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda e a Escola de Negócios Elo Cursos e Eventos reservam–se o direito de cancelar unilateralmente a realização dos cursos, Seminários e Congressos ou ainda reagendar datas e horários. Obrigando–se a comunicar antecipadamente aos inscritos. O que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isentas de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral).

Envie-nos um E-mail

Envie uma mensagem através do formulário: