STF SUSPENDE PRAZO DE AÇÕES JUDICIAIS EM FUNÇÃO DA CALAMIDADE NO RIO GRANDE DO SUL

DESTAQUE

STF suspende prazo de ações judiciais em função da calamidade no Rio Grande do Sul

 Carlos Henrique Vieira Barbosa

O STF editou a Resolução nª 829, de 4 de maio de 2024, suspendendo a contagem dos prazos processuais dos feitos de que sejam parte o Estado do Rio Grande do Sul ou seus Municípios, bem como aqueles que sejam oriundos das varas e tribunais sediados no Estado ou cujas partes estejam representadas exclusivamente por advogados inscritos na Seccional da OAB/RS. A medida visa contornar os sérios problemas vividos por aquele Estado, em função das enchentes.  De fato, não só o acesso aos fóruns gaúchos está absolutamente prejudicado, mas, principalmente, há que se conceber que a hora é de salvaguardar os direitos mais prementes da população. Dessa forma, a suspensão dos prazos evita a ocorrência de perdas de direitos, o que sempre é louvável. Note-se, inclusive, que a Resolução determina que serão objeto de apreciação pelos respectivos relatores outras situações não enquadradas na suspensão, mas comprovadamente afetadas pela calamidade pública, nos termos da legislação processual. Segundo a norma publicada, os prazos voltarão a correr a contar de 11 de maio de 2024.

Acesse a íntegra da Resolução 829/24

 

ATOS NORMATIVOS DO DOU

As normas publicadas, hoje, e selecionadas pelas equipes do professor Jacoby e da ELO têm um só foco: a gestão de pessoas e a melhoria do serviço para o cidadão. Veja o que vai impactar a gestão de pessoas.

Liberação de recursos para o RS e aprovação de novas ações de socorro

  1. a) Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional – Acesse a íntegra das Portarias nº 1.433/2024 a Portarias nº 1.464/2024 e Portaria MIDR nº 1.466/2024
  2. b) Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte – Acesse a íntegra da Portaria MEMP nº 89/2024
  3. c) Ministério da Saúde – Acesse a íntegra da Portaria GM/MS nº 3.750/2024
  4. e) Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – Acesse a íntegra da Portaria MDS nº 983/2024
  5. f) Procuradoria-Geral do Banco Central – Acesse a íntegra da Portaria nº 120.289/2024

Calamidade pública reconhecida em parte do território nacional pelo Congresso Nacional

Acesse a íntegra do Decreto Legislativo nº 36/2024

Atenção Institutos Federais de Educação à nova tipologia dos Campi definidas pelo MEC

Acesse a íntegra da Portaria nº 411/2024

MS aprova Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada

Acesse a íntegra da Portaria SAES/MS nº 1640/2024

Anvisa estabelece procedimento de arrecadação da Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária

Acesse a íntegra da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 857/2024

PGT regulamenta procedimento de conciliação em processos judiciais trabalhistas

Acesse a íntegra da Portaria nº 605.2024/2024

Consulta pública sobre Plano Setorial de Transporte Rodoviário e Ferroviário

Acesse a íntegra da Portaria nº 447/2024

Divulgado o Plano de Contratações Anual/2025 da ANTT

Acesse a íntegra da Deliberação nº 116/2024

Exclusão da EMGEA do Programa de Desestatização  é recomendada pelo CPPI

Acesse a íntegra da Resolução CPPI nº 300/2024

BACEN pode adquirir papel-moeda e moeda metálica fabricados fora do país

Acesse a íntegra da ADI nº 6.936

AGU tem nova Política de Integridade

Acesse a íntegra da Portaria Normativa AGU nº 134/2024

ATOS NORMATIVOS DO DODF

Não há norma de relevância geral para o Direito Administrativo.

 

Palavra final

8º Congresso Brasileiro Elo Consultoria de Licitações e Contratos

O tão aguardado 8º Congresso ELO CONSULTORIA Brasileiro de Licitações e Contratos está chegando. Um evento de importância nacional e que trará os maiores mestres, conteúdos e debates no âmbito do Direito Administrativo.

Coordenado pelo Professor Ronny Charles, o evento será um marco a todos aqueles que buscam especialização, prática e debates de relevância a respeito da Nova Lei de Licitações e Contratos.

Dias 11 a 13 de setembro /2024

Não perca! Clique aqui e faça já sua inscrição.

 

Momento de reflexão*

“Ninguém pode brilhar no palco do mundo se não brilhar no palco da sua inteligência.

Augusto Cury

 

Quem somos

Fundada em 1995, a Elo Consultoria é reconhecida como referência nacional em capacitação, treinamento e aperfeiçoamento de profissionais, líderes e gestores. Os assuntos abordados em seus treinamentos, tanto em formato EAD quanto nos formatos Presencial e In Company, são desenvolvidos por um corpo técnico especializado composto por consultores de diversas áreas do conhecimento, dentre elas Comunicação, Recursos Humanos, Liderança, Finanças, Logística, Negociação e Vendas. O quadro de professores da Elo Consultoria é criteriosamente escolhido, composto por profissionais e pensadores, comprometidos com a prática. Os instrutores têm em comum com a Elo Consultoria, o carinho e esforço de capacitar pessoas, primando pela qualidade e efetividade. Especialmente na área do Direito Administrativo, a Elo Consultoria consolidou o papel de protagonista na formação e capacitação de líderes, servidores e gestores públicos que buscam melhorar suas práticas em gestão com Cursos e Treinamentos com conteúdo de vanguarda. A Elo Consultoria já formou milhares de gestores públicos, desenvolveu projetos educacionais complexos, participou na elaboração e coordenação de coletâneas de livros de autores aclamados, organizou Seminários e Simpósios que perpetuaram o conhecimento e atuação científica de Professores e Instrutores.

 

Elaboração

Responsável: Ana Luiza Jacoby Fernandes (OAB/DF 51.623; MTb/DF 0013100); Murilo Jacoby Fernandes (OAB/DF 41.796) e J. U. Jacoby Fernandes (6546 OAB/DF e MTb 11058/DF)

Coordenação: Lili Vieira (13384 OAB/DF)

Colaboração: Daiana Líbia; Carlos Henrique Vieira Barbosa (OAB/DF 20.744) e Luddmilla Couto (OAB/DF 59.198).

5/5 - (11 votos)

>>>

Veja nossos próximos cursos

Showing Slide 1 of 9

Envie-nos um E-mail

Envie uma mensagem através do formulário: