PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

2024

STF DECIDE QUE JORNADA EXTRA DE SEGURANÇA, SE TIVER ADESÃO VOLUNTÁRIA, NÃO PRECISA SER PAGA COMO HORA EXTRA

  • Início
  • Blog
  • Licitações
  • STF DECIDE QUE JORNADA EXTRA DE SEGURANÇA, SE TIVER ADESÃO VOLUNTÁRIA, NÃO PRECISA SER PAGA COMO HORA EXTRA
ELO 8 CONGRESSO banner site ronny

DESTAQUE

STF decide que jornada extra de segurança, se tiver adesão voluntária, não precisa ser paga como hora extra

Carlos Henrique Vieira Barbosa

No julgamento, o STF analisou se os plantões realizados por policiais civis do Estado de Pernambuco, no âmbito do Programa Jornada Extra de Segurança – PJES, devem ser remunerados com o adicional de 50% (cinquenta por cento) sobre a remuneração devida pela hora normal, previsto no art. 7º, XVI, CF, e aplicável aos servidores públicos por força do art. 39, § 3º, CF. Por maioria, a Corte entendeu que os plantões previstos pelas normas questionadas não detêm a natureza de serviços extraordinários, ao contrário, representam um prêmio ou incentivo e não um pagamento de horas extras além da jornada comum. Isso porque o serviço é de adesão voluntária, sem a produção de efeitos na vida funcional do servidor público. Assim, segundo o Supremo, a prática corresponde, em verdade, a uma solução que concilia, de um lado, a necessidade de contenção de gastos com pessoal e o compromisso com a responsabilidade fiscal, e, de outro, o fortalecimento das ações de defesa e segurança. Dessa forma, entendeu-se que o regime especial de trabalho decorrente do Programa Jornada Extra de Segurança – PJES não afronta o direito dos policiais civis à percepção de horas extras, uma vez que a adesão ao serviço é voluntária, de modo que o servidor se compromete à prestação de serviço em período pré-definido e com valor de retribuição previamente estipulado. Ao final, portanto, do julgamento, o STF assentou a seguinte tese: “Não viola o art. 7º, XVI, da CF, o estabelecimento de programa de jornada extra de segurança com prestação de serviço em período pré-determinado e com contraprestação pecuniária em valor previamente estipulado, desde que a adesão seja voluntária”. 

Acesse a íntegra da ADI nº 7.356

 

ATOS NORMATIVOS DO DOU

As normas publicadas, hoje, e selecionadas pelas equipes do professor Jacoby e da ELO têm um só foco: a gestão de pessoas e a melhoria do serviço para o cidadão. Veja o que vai impactar a gestão de pessoas.

Procuradoria-Geral Militar institui Comitê Estratégico de Proteção de Dados Pessoais (CEPDAP)

Acesse a íntegra da Portaria nº 83/PGJM/2024

Reunião excepcional de empregos e cargos públicos em uma única carreira não ofende a Constituição

Comentário de Carlos Henrique Vieira Barbosa: o STF considerou que é constitucional o art. 56 e parágrafos do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias do Estado do Paraná, de 5/10/1989, que autorizou a permanência, em carreiras especiais criadas por lei, dos que já ocupavam com estabilidade, naquele momento, cargos e empregos públicos de advogados, assessores e assistentes jurídicos. Segundo a Corte, os diplomas legais impugnados, ao reunirem numa única carreira os então ocupantes de empregos e cargos públicos preexistentes que já exerciam as mesmas funções de assessoramento jurídico ao Poder Executivo e de representação judicial das autarquias, nada mais fizeram do que atender ao comando expresso no mencionado art. 56 do ADC T paranaense, tratando-se, por certo, de hipótese de subsistência excepcional e transitória autorizada pelo art. 69 do ADCT da Constituição Federal.

Acesse a íntegra da ADI 484

Delegação de competência de diárias e passagens do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)

Acesse a íntegra da Portaria MCTI nº 8.053/2024

ELO 8 CONGRESSO banner site ronny

ATOS NORMATIVOS DO DODF

Não há norma de relevância geral para o Direito Administrativo.

 

Palavra final

8º Congresso Brasileiro Elo Consultoria de Licitações e Contratos

O tão aguardado 8º Congresso ELO CONSULTORIA Brasileiro de Licitações e Contratos está chegando. Um evento de importância nacional e que trará os maiores mestres, conteúdos e debates no âmbito do Direito Administrativo.

Coordenado pelo Professor Ronny Charles, o evento será um marco a todos aqueles que buscam especialização, prática e debates de relevância a respeito da Nova Lei de Licitações e Contratos.

 Dias 11 a 13 de setembro /2024

Não perca! Clique aqui e faça já sua inscrição.        

 

Momento de reflexão*

“Ser intelectual é usar sobretudo a inteligência, o que eu não faço: uso é a intuição, o instinto.

Clarice Lispector

 

Quem somos

Fundada em 1995, a Elo Consultoria é reconhecida como referência nacional em capacitação, treinamento e aperfeiçoamento de profissionais, líderes e gestores. Os assuntos abordados em seus treinamentos, tanto em formato EAD quanto nos formatos Presencial e In Company, são desenvolvidos por um corpo técnico especializado composto por consultores de diversas áreas do conhecimento, dentre elas Comunicação, Recursos Humanos, Liderança, Finanças, Logística, Negociação e Vendas. O quadro de professores da Elo Consultoria é criteriosamente escolhido, composto por profissionais e pensadores, comprometidos com a prática. Os instrutores têm em comum com a Elo Consultoria, o carinho e esforço de capacitar pessoas, primando pela qualidade e efetividade. Especialmente na área do Direito Administrativo, a Elo Consultoria consolidou o papel de protagonista na formação e capacitação de líderes, servidores e gestores públicos que buscam melhorar suas práticas em gestão com Cursos e Treinamentos com conteúdo de vanguarda. A Elo Consultoria já formou milhares de gestores públicos, desenvolveu projetos educacionais complexos, participou na elaboração e coordenação de coletâneas de livros de autores aclamados, organizou Seminários e Simpósios que perpetuaram o conhecimento e atuação científica de Professores e Instrutores.

 

Elaboração

Responsável: Ana Luiza Jacoby Fernandes (OAB/DF 51.623; MTb/DF 0013100); Murilo Jacoby Fernandes (OAB/DF 41.796) e J. U. Jacoby Fernandes (6546 OAB/DF e MTb 11058/DF)

Coordenação: Lili Vieira (13384 OAB/DF)

Colaboração: Daiana Líbia; Carlos Henrique Vieira Barbosa (OAB/DF 20.744)

ELO 8 CONGRESSO banner site ronny
5/5 - (11 votes)

>>>

Veja nossos próximos cursos

Envie-nos um E-mail

Envie uma mensagem através do formulário: