CUSTOS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS NAS PRORROGAÇÕES E AS MODELAGENS DAS PLANILHAS DE CUSTOS PARA A CONTA VINCULADA E PARA O FATO GERADOR De acordo com as Planilhas de Custos e Formação de Preços da IN SEGES nº 5/2017 e IN SEGES nº 7/2018, com exercícios práticos online

  • Início
  • Cursos
  • CUSTOS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS NAS PRORROGAÇÕES E AS MODELAGENS DAS PLANILHAS DE CUSTOS PARA A CONTA VINCULADA E PARA O FATO GERADOR De acordo com as Planilhas de Custos e Formação de Preços da IN SEGES nº 5/2017 e IN SEGES nº 7/2018, com exercícios práticos online

22 a 26 setembro/2025

EAD Online

O CURSO
SOBRE O CURSO

Capacitar, treinar e formar servidores públicos que atuam:

a. Na fase interna da licitação, para o correto preenchimento das planilhas de custos, especificamente quanto aos itens renováveis e não renováveis.
b. Como pregoeiros, para analisar corretamente as planilhas de custos e formação de preços, especificamente quanto aos itens renováveis e não renováveis.
c. Na fiscalização administrativa e gestão de contratos administrativos, para processar corretamente as prorrogações de prazo de vigência de contratos de serviços continuados com dedicação exclusiva de mão de obra, evitando a manutenção de custos não renováveis, o que poderia, eventualmente, ocasionar danos ao erário.

Conhecer as alterações mais significativas ocorridas na IN SEGES nº 5/2017 e IN SEGES nº 7/2018 em relação à IN SLTI nº 2/2008 e as diversas modelagens de planilhas de custos da Conta Vinculada e do Pagamento pelo Fato Gerador, de forma a evitar confusões na fase interna da licitação, na licitação e no acompanhamento da execução contratual.
Conhecer a jurisprudência dos TCU aplicável à matéria abordada durante o curso.

METODOLOGIA DO CURSO

˜ Aulas dialogadas, com apresentação de slides e realização de exercícios.
˜ Associa conteúdo, prática e exercícios sobre diferentes abordagens: planilhas, modelos etc.
˜ Serão fornecidas planilhas, solução dos exercícios dentre outros conteúdos associados às boas práticas que envolvem a disciplina estudada.
˜ O curso será participativo e prático; será ministrado em ambiente virtual ao vivo, por meio de plataforma digital de videoconferência, a qual permite interatividade em tempo real através do chat e por áudio e vídeo, em tempo integral; o Facilitador estará aberto ao debate e à discussão, principalmente para tirar dúvidas dos participantes e responder às questões mais relevantes levantadas por eles.

CONTEÚDO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Apresentação das alterações mais importantes ocorridas na IN SEGES nº 5/2017 e IN SEGES nº 7/2018 em relação à IN SLTI nº 2/2008, indispensável para entender as modelagens de planilha do Pagamento pelo Fato Gerador e da Conta Vinculada, já que as planilhas não são iguais.

2. presentação das diversas modelagens de planilha do Pagamento pelo Fato Gerador e da Conta Vinculada, já que as planilhas não são iguais, importante para escolher a modelagem de planilha mais adequada na fase interna da licitação, para o julgamento da proposta e para a gestão do contrato.

3. Diferenças entre a conta vinculada para o pagamento pelo fato gerador.

4. Considerações sobre as duas Férias que constam na planilha de custos (Submódulos 2.1.B e 4.1.A).

5. Os custos não renováveis aplicam-se indistintamente e integralmente tanto para a conta vinculada como para o pagamento pelo fato gerador?

6. Leitura e análise da legislação e jurisprudência que tratam de custos renováveis e não renováveis por ocasião da prorrogação dos contratos de serviços continuados com dedicação exclusiva de mão de obra, tais como:
Depreciação de equipamentos;
Férias do Submódulo 2.1.B da planilha de custos para o Pagamento pelo Fato Gerador e Conta Vinculada;
Aviso prévio indenizado;
Aviso prévio trabalhado e Multa do FGTS sobre aviso trabalhado e do indenizado; e
Itens de custo do Submódulo 4.1.B, como: ausências legais, afastamento maternidade, licença-paternidade, acidente de trabalho e ausência por doenças.

7. Provisão para rescisão (avisos prévios indenizados e trabalhados e multas do FGTS) –Quando não é renovável? Quando é renovável?

8.Custo de reposição do profissional ausente (ausências legais, acidente de trabalho, afastamento maternidade, afastamento paternidade e ausências por doença) – Quando não é renovável? Quando é renovável?

9. Equipamentos – Depreciação.

10. A polêmica da FAP (RAT ajustado que é a multiplicação do RAT pelo FAP)

11. Polêmica sobre a fixação no edital de critérios para as licitantes optantes/enquadradas no regime tributário do Lucro Real (proibição de cotação dos percentuais de 1,65% de PIS e 7,60% de COFINS?).

12. Custos a serem analisados para exclusão/redução durante a execução contratual (art. 63, § 2º, da IN SEGES nº 5/2017, vale transporte e alteração anual do FAP).

13. Propostas de redações a serem inseridas nos Termos de Referências e Editais para prestigiar o princípio da isonomia da licitação.

14. Realização de aproximadamente 7 (sete) exercícios práticos, que serão realizados durante ocurso para orientar e tirar dúvidas dos participantes.

QUEM DEVE PARTICIPAR
PÚBLICO ALVO

Servidores que:

˜ Elaboram termo de referência, edital e planilha de custos de serviços continuados com dedicação exclusiva de mão de obra na fase interna da contratação;
˜ Sejam pregoeiros; e
˜ Sejam gestores e fiscais administrativos de contratos de serviços continuados com dedicação exclusiva de mão de obra.

 

BENEFÍCIOS
BENEFÍCIOS DO CURSO PRESENCIAL

Nossos cursos oferecem uma experiência completa. Invista no seu futuro com benefícios e vantagens que fazem a diferença na sua jornada de aprendizado!

  • PLATAFORMA INTERATIVA
  • CERTIFICADO DIGITAL DE PARTICIPAÇÃO
    Disponibilizado na área do aluno
  • MATERIAL DE APOIO DIGITAL
  • REPLAY DISPONÍVEL POR 30 DIAS
PALESTRANTE(S)
JOSÉ HÉLIO JUSTO-ELO CONSULTORIA

JOSÉ HÉLIO JUSTO

  • Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Desde 1998 até agosto de 2024 atuou exclusivamente na área de licitações e contratos, na Seção de Licitações. Foi chefe da Seção de Licitações da Superintendência da Receita Federal do Brasil da 10ª Região Fiscal (sede em Porto Alegre) por mais de 25 anos.
  • Atua há mais de 25 anos exclusivamente na área de licitações e contratos administrativos. Tem conhecimento profundo do entendimento do Tribunal de Contas da União – TCU em assuntos polêmicos, pois lê, todas as semanas, as três atas (1ª e 2ª Câmaras e do Plenário), além de julgamentos do Superior Tribunal de Justiça – STJ nesta área. Este conhecimento, aliado à prática, é que proporciona ministrar treinamentos com maior segurança para os servidores públicos.
  • Atua como orientador em consultas de servidores sobre licitações e contratos na RFB além de servidores de outros Ministérios e Poderes. É divulgador e emissor de comentários/análises sobre qualquer inovação normativa da área de licitações e contratos, pois lê diariamente a Seção 1 do Diário Oficial da União.
  • Foi instrutor da Escola de Governo – Escola Superior de Administração Fazendária – ESAF, do ex-Ministério da Fazenda, no Centro de Treinamento da ESAF/RS e Centresaf/RS. A ESAF foi incorporada pela ENAP. Também é habilitado como instrutor da ENAP no curso de Planilha de Custos. Ministrou, oficialmente, somente pelo ex-Centresaf/RS (atual ENAP), 37 (trinta e sete) eventos de treinamento na área de licitações e contratos administrativos, com preponderância para o evento “Reajuste, Repactuação e Planilha de Custos e Formação de Preços de Serviços Continuados com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra da IN SEGES/MP nº 5/5017”, com 36 horas de duração.. Ministrou treinamentos in company para diversos órgãos públicos, todos relacionados à planilha de custos e formação de preços.
  • Ministrou diversos eventos do curso denominado de Custos Renováveis e não Renováveis nas Prorrogações de Contratos Continuados com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra – 20 horas, também relacionado à planilha de custos.

Online:

R$ 2.890,00

CONDIÇÕES ESPECIAIS

Se você deseja contratar este treinamento para 10 ou mais pessoas, entre em contato com a nossa equipe!
Temos condições ESPECIAIS!

Formas de pagamento

O pagamento poderá ser efetuado via Nota de Empenho ou depósito em conta corrente, em favor da Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda ou Escola de Negócios Elo – Cursos e Eventos Ltda.

O pagamento poderá ser efetuado via Nota de Empenho ou depósito em conta corrente, em favor da Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda ou Escola de Negócios Elo – Cursos e Eventos Ltda.

Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda
BB-logo
Banco do Brasil

Agência: 0452-9
Conta Corrente: 201.064-X

BRB logo

Banco de Brasília

Agência: 0209
Conta Corrente: 600.202-2

bradesco

Bradesco

Agência: 01526-1
Conta Corrente: 30300-3

pix

CHAVE PIX

CNPJ: 00.714.403/0001-00

Escola de Negócios Elo
Cursos e Eventos Ltda

Caixa Econômica Federal

Agência: 2458
Conta Corrente: 03457-7 Operação: 003

pix

CHAVE PIX

CNPJ: 30.965.048/0001-03

Envie-nos um E-mail

Envie uma mensagem através do formulário:

Solicitar Curso In Company