PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

2024

FALTAM

Dias
Horas
Minutos
Segundos
Dias
Horas
Minutos
Segundos

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário, já em sua primeira edição, reúne todas as características para ser o maior evento dedicado ao ESG, integrando, para tanto, os elementos de Sustentabilidade Ambiental e Social à Governança Organizacional, entregando para a Administração Pública as mais atuais orientações da legislação, da doutrina e do Tribunal de Contas da União que, no recentíssimo Acórdão n. 1.205/2023 – Plenário, integrou os elementos do Environmental, Social and Governance aos indicadores de Governança e Gestão do iGG, agora (e por isso) renomeados como iESGo.
O propósito do evento é congregar os maiores nomes do país em Governança e Sustetabilidade para debater amplamente os desafios dos gestores públicos na implementação dos processos, instrumentos e estruturas exigidos pelo atual Modelo de Administração Gerencial vigente em nosso país e agora incrementado pelas práticas de ESG.

7 A 9 DE
AGOSTO DE 2024
CARGA HORÁRIA

24 horas

HORÁRIO

08h30 às 18h00

PRESENCIAL

Brasília - DF

PÚBLICO ALVO

GESTORES DO NÍVEL TÁTICO, RESPONSÁVEIS POR LIDERAR A EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE INTERESSE SOCIAL EM ALINHAMENTO COM AS DIRETRIZES DE ESG;

MEMBROS DA ALTA ADMINISTRAÇÃO -NÍVEL ESTRATÉGICO – DO ÓRGÃO OU ENTIDADE ENQUANTO RESPONSÁVEIS PELA IMPLEMENTAÇÃO POLÍTICA DE ESG

ASSESSORES JURÍDICOS

AUDITORES INTERNOS, CONTROLADORES INTERNOS,

GESTORES DO NÍVEL OPERACIONAL, RESPONSÁVEIS POR EXECUTAR OS INSTRUMENTOS DE ESG;

PÚBLICO ALVO

Advogados

Pregoeiros

Servidores dos órgãos jurídicos

Ordenadores de despesa

Gestores públicos em geral

Gestores e fiscais de contratos

Comissões de apoio ao pregoeiro

Procuradores e advogados públicos

Fornecedores e prestadores de serviço

Membros de comissões de licitação

Membros dos Ministérios Públicos e Magistrados

Auditores e servidores de órgãos de controle interno e externo

Prefeitos e servidores das Prefeituras Municipais

Servidores em geral que atuam nos processos de licitações pública

Auditores e servidores dos Tribunais de Contas e do Controle Interno

OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM

Abordar, em palestras, oficinas e debates, os seguintes temas:

  1. Sustentabilidade Ambiental e Social: compreender as dimensões da sustentabilidade, fazendo cumprir a obrigação de órgãos e entidades quanto à persecução do desenvolvimento nacional sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável determinados pela Organização das Nações Unidas na Agenda 2030.
  2. Sistema de Governança Institucional: compreender os elementos estruturantes da Governança Organizacional (Liderança, Estratégia e Controle), partindo de objetivos, metas e indicadores de desempenho das atividades finalísticas e de apoio do órgão, alinhando-os ao interesse público.
  3. Governança em Gestão de Pessoas: alinhar a atuação dos colaboradores do órgão ou entidade aos objetivos e metas organizacionais, considerando práticas de sustentabilidade e People Analytics.
  4. Governança em Contratações: apontar os instrumentos determinados na Nova Lei de Licitações e Contratos, especialmente os critérios de ESG previstos na norma e afetos às contratações públicas.
  5. Governança em Obras Públicas: aplicar os critérios de sustentabilidade ambiental, social e econômica às obras e serviços de engenharia.
ELO SEMINARIO ESG assinatura coordenador

PAULO ALVES

Presidente da Companhia de Soluções e Inteligência Governamental - CSI. Diretor Presidente da Companhia Brasileira de Governança - CBG. Servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça por duas décadas. Ex-titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal. Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito Administrativo Contemporâneo, Mestrando em Ciências Jurídicas (Master of Science in Legal Studies) com concentração em Riscos e Compliance pela Ambra University – Florida/EUA. Extensões em Auditoria Governamental, Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos pelo ISC/TCU e Tutoria e Docência pelo CEJ/CJF. Instrutor de capacitações em Planejamento, Governança Pública, ESG, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos e Auditoria Governamental. Professor de Direito Administrativo em instituições privadas de ensino. Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, da Escola da Advocacia Geral da União -EAGU, da Escola Superior do Ministério Público - ESUMP, do Instituto Serzedello Corrêa -ISC/TCU, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados -CEFOR, da Escola Paulista de Magistratura - EPM, da Escola Corporativa da FIOCRUZ, do Instituto Latino-americano de Governança e Compliance Público - IGCP, da Escola de Contas de vários unidades da Federação. Professor do MBA em Governança Pública da Escola Brasileira de Direito - EBRADI. Professor de pós-graduação da Faculdade CERS, da Faculdade Baiana de Direito e da NP Pós. Coordenador do Comitê de Governança das Contratação Pública - INCP. Membro do Comitê de Estatais do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo - IBDA. Membro do Instituto Protege.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º dia - 7 de agosto de 2024

08h00 – 09h00

Credenciamento

ELO SEMINARIO ESG imagem apresentacao paulo

09h00 – 10h30

PALESTRA DE ABERTURA
Environmental Social and Governance: quais os reflexos do Acórdão TCU n. 1.205/2023 – Plenário na Administração Pública?
Palestrante: Paulo Alves

10h30 – 12h00

Liderança: como estabelecer um Modelo de Governança que promova a integridade e a capacidade de seus líderes.
Palestrante: À CONFIRMAR

12h00 – 14h00

ALMOÇO

14h00 – 15h45

Estratégia: como estabelecer e executar a estratégia institucional, bem como a gestão dos riscos inaceitáveis.
Palestrante: À CONFIRMAR

15h45 – 16h15

COFFEE BREAK

16h15 – 18h00

Controle: como promover transparência e accountability enquanto elementos indispensáveis ao pleno exercício do controle social.
Palestrante: À CONFIRMAR

2º dia - 8 de agosto de 2024

09h00 – 10h30

Práticas de Sustentabilidade Ambiental: o que são, cases e como implementá-las.
Palestrante: À CONFIRMAR

10h30 – 12h00

Práticas de Sustentabilidade Social: o que são, cases e como implementá-las.
Palestrante: À CONFIRMAR

12h00 – 14h00

ALMOÇO

14h00 – 15h45

ESG em Licitações e Contratos: como munir as contratações públicas com critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e sociocultural.
Palestrante: À CONFIRMAR

15h45 – 16h15

COFFEE BREAK

16h15 – 18h00

A influência do ESG na construção de Políticas Públicas: como ampliar resultados para o coletivo sem perder o foco no indivíduo.
Palestrante: À CONFIRMAR

3º dia - 9 de agosto de 2024

09h00 – 10h30

emas avançados em ESG: Como aplicar suas diretrizes em Gestão de Pessoas?
Palestrante: À CONFIRMAR

10h30 – 12h00

Temas avançados em ESG: Como aplicar suas diretrizes em Obras?
Palestrante: À CONFIRMAR

12h00 – 14h00

ALMOÇO

14h00 – 15h30

Greenwhasing e Governance Whasing: Como evitar o ESG de fachada.
Palestrante: À CONFIRMAR

15h30 – 17h00

PALESTRA DE ENCERRAMENTO
ESG na Administração Pública: Perspectivas de futuro
Palestrante: À CONFIRMAR

17h00 – 17h10

PALAVRAS DE ENCERRAMENTO

17h10 – 18h00

COQUETEL DE ENCERRAMENTO

CONHEÇA OS NOSSOS PALESTRANTES

ELO SEMINARIO ESG imagem apresentacao paulo

Paulo Alves
President da Companhia de Soluções e Inteligêncial Governamental - CSI; Diretor Presidente da Companhia Brasileira de Governança - CBG; Servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça por duas decadas; Ex-titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal. Bacharel em Direito; Pós-graduado em Direito Administrativo Contemporâneo; Mestrando em Ciências Jurídicas (Master of Science in Legal Studies) com concentração em Riscos e Compliance pela Ambra University - Florida/EUA. Extensões em Auditoria Governamental, Gestão de Riscos e Auditoria baseada em Riscos pelo ISC/TCU e Tutoria e Docência pelo CEJ/CJF. Instrutor de Capacitações em Planejamento, Governança Pública, ESG, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos e Auditoria Governamental. Professor de Direito Administrativo em Instituições privadas de ensino. Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, da Escola Nacional de Adminisração Pública - ENAP, da Escola da Advocacia Geral da União - EAGU, da Escola Superior do Ministério Público - ESUMP, do Instituto Serzedello Corrêa - ISC/TCU, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados - CEFOR, da Escola Paulista de Magistratura - EPM, da Escoa Corpórativa da FIOCRUZ, do Instituto Latino-americano d Governança e Compliance Público - IGCP, da Escola de Contas de várias unidades de Federação. Professor do MBA em Governança Pública da Escola Brasileira de Direito - EBRADI. Professor de Pós-graduação da Faculdade CERS, da Faculdade Baiana de Direito e da NP Pós. Coordenador do Comitê de Governança das Contratações da Rede Governança Brasil - RGB. Membro-fundador da Associação Latino-americana de Governança - ALAGOV. Membro efetivo do Instituto Nacional da Contratação Pública - INCP. Membro do comitê de Estatais do Instituto de Direito Adminsitrativo - IBDA. Membro do Instituto Protege.

BENEFÍCIOS DOS CURSOS PRESENCIAIS

MATERIAL

De apoio personalizado

CERTIFICADO

De participação digital

COFFEE BREAKS

Intervalos

ALMOÇO

12h30 às 14h00

4.7/5 - (6 votes)

Contate-nos por Telefone

Ligue para: 61 3327 1142

Caso prefeir, deixe seus dados e nós ligamos para você.

DIREITOS RESERVADOS

Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda e a Escola de Negócios Elo Cursos e Eventos reservam–se o direito de cancelar unilateralmente a realização dos cursos, Seminários e Congressos ou ainda reagendar datas e horários. Obrigando–se a comunicar antecipadamente aos inscritos. O que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isentas de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral).

Envie-nos um E-mail

Envie uma mensagem através do formulário: