PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

2024

FALTAM

Dias
Horas
Minutos
Segundos

I – MUDAM AS REGRAS DE NOMEAÇÃO PARA CARGOS E FUNÇÕES DE CONFIANÇA (SINC)

elo consultoria banner 2 seminario

DESTAQUE

I – Mudam as regras de nomeação para cargos e funções de confiança  (SINC)

Governo Lula da Silva altera o Decreto nº 9.794, de 14 de maio de 2019, que dispôs sobre os atos de nomeação e de designação para cargos em comissão e funções de confiança de competência originária do Presidente da República e institui o Sistema Integrado de Nomeações e Consultas – Sinc no âmbito da administração pública federal.

Acesse a íntegra do Decreto nº 11.376/2023

 

II – Nova Lei de Licitações e Contratos é regulamentada, na esfera federal, para ações de comunicação e seleção de imóveis para locação

 

  1. Na edição extra do DOU do dia 30.12.2022, a Secretaria Especial de Comunicação Social dispôs, por meio da Portaria SECOM nº 8.038/2022, sobre as licitações e os contratos de serviços de publicidade, promoção, comunicação institucional e comunicação digital, prestados a órgão ou entidade do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo federal. Importante observar que a portaria não se aplica ao patrocínio. Entra em vigor sete dias após a sua publicação.
  2. Foi publicada no DOU de hoje a Instrução Normativa SEGES/ME nº 103/2022, por meio da qual o Ministério da Economia dispôs sobre os procedimentos de seleção de imóveis para locação no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional. De forma didática, a nova IN traz no art. 3º três modelos (locação tradicional; locação por facilities e locação built to suit – BTS) passíveis de adoção para locação de imóveis, ressaltando no § 1º, que a escolha deve ser justificada no estudo técnico preliminar – ETP, que fundamentará a elaboração do termo de referência ou projeto básico. Lembra que a licitação é obrigatória, ressalvada o disposto no V do caput do art. 74 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que trata da inexigibilidade por inviabilidade de competição.

Para saber mais sobre a contratação direta de imóvel para locação, consulte a 11ª edição do livro Contratação Direta sem Licitação  e conheça, no YouTube, os comentários em vídeo e os detalhes da Lei nº 14.133/2021.

 

ATOS NORMATIVOS DO DOU

As normas publicadas, hoje, e selecionadas pelas equipes do professor Jacoby e da ELO têm um só foco: a gestão de pessoas e a melhoria do serviço para o cidadão. Veja o que vai impactar a gestão de pessoas.

Indicadores de desempenho em teletrabalho serão avaliado semestralmente na AGU

Acesse a íntegra da Portaria Normativa AGU nº 79/2022

Aprovado o Plano Trienal e vagas do Fies

Acesse a íntegra da Resolução nº 53/2022

INEP divulga cronograma macro de exames, sistemas de avaliações e coleta de dados

Dentre outras portarias, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP:

  1. a) macro cronograma do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2023: Regular; Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e Reaplicação do Encceja Regular; Exterior e Exterior PPL.

Acesse a íntegra da Portaria nº 569/2022 

  1. b) macro cronograma do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência – TIMSS 2023.

Acesse a íntegra da Portaria nº 570/2022

  1. c) macro cronograma do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2023. 

Acesse a íntegra da Portaria nº 571/2022

  1. d) macro cronograma do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb 2023.

Acesse a íntegra da Portaria nº 573/2022

  1. e) cronograma de divulgação dos Indicadores produzidos pela Diretoria de Estatísticas Educacionais para o exercício de 2023, no âmbito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. 

Acesse a íntegra da Portaria nº 576/2022

  1. f) cronograma de atividades do Censo Escolar da Educação Básica 2023.

Acesse a íntegra da Portaria nº 578/2022

  1. g) períodos para coleta de dados e as datas para publicação e divulgação dos indicadores de cálculo das metas do Plano Nacional de Educação – PNE, no exercício de 2023.

Acesse a íntegra da Portaria nº 579/2022

CAPES aprova processo híbrido de ensino e aprendizagem nos programas de pós-graduação

Acesse a íntegra da Portaria nº 315/2022

Ministério do Turismo e CNJ tem novo regimento interno e estrutura orgânica

Acesse a íntegra da Portaria MTUR nº 59/2022

Acesse a íntegra da Portaria nº 425/2022

Nota: boa prática. A leitura pode subsidiar aperfeiçoamento dos normativos internos do seu órgão/instituição.

 

Melhoria na governança das estatais

A Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União:

  1. a) estabeleceu diretrizes e parâmetros de governança para estruturar as áreas de auditoria interna, corregedoria, ouvidoria, conformidade e gestão de riscos das empresas estatais federais.

Acesse a íntegra da Resolução CGPAR nº 44/2022

  1. b) dispôs sobre orientações às empresas estatais federais sobre planejamento, execução, controle e avaliação das contratações de bens e serviços em geral.

Acesse a íntegra da Resolução CGPAR nº 45/2022

elo consultoria banner 2 seminario

ATOS NORMATIVOS DO DODF

Não há norma de relevância geral para o Direito Administrativo

 

Palavra final

2º SEMINÁRIO ESPECIAL NORTE/NORDESTE DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

A Lei nº 14.133/2021 – a Nova Lei de Licitações – já está em vigor e a partir de abril de 2023 passa a reger todo o universo das contratações públicas, substituindo a Lei nº 8.666/93, a Lei nº 10.520/2002 (Lei do pregão) e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), sendo de aplicação obrigatória para todos os agentes públicos e privados que atuam com licitações e contratos.

A Lei 14.133/2021 trouxe diversas inovações, admite certa margem de discricionariedade na modelagem da licitação e traz novos institutos, incluindo inovações, ferramentas, novos direitos para os fornecedores, novas competências para os agentes públicos e disposições outras, há muito tempo reclamadas no ambiente licitatório, representando, sem dúvida, avanços em relação ao regime geral de licitações e contratações públicas.

É um novo marco legal, com impactantes mudanças no regime das licitações e contratos celebrados no âmbito das Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que impõe o conhecimento de suas regras para uma atuação eficiente e segura.

O Seminário Norte/Nordeste de Licitações e Contratos reunirá três grandes nomes na área de licitações e contratos, para abordar todos os principais temas da NLLCA, preparando os agentes envolvidos para essa impactante relevante mudança legislativa.

Acontecerá nos dias 26 a 28 de abril de 2023.

Não perca! Clique aqui e faça já sua inscrição.

 

Momento de reflexão*

“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.

 Augusto Branco


Quem somos

Presente no mercado há mais de 20 anos, a Elo Consultoria oferece soluções nas áreas de treinamento, desenvolvimento e serviços para eventos. Com atuação em todo país, a empresa tem escritórios físicos em Brasília e em São Paulo.

Além disso, possui uma equipe preparada para organizar eventos em diversos espaços, fornecendo coffee breaks, coquetéis e almoços. O cardápio é diversificado e desenvolvido com o acompanhamento de um nutricionista, sendo possível fazer adaptações para atender às especificidades de cada público. Dessa forma, disponibiliza comodidade e praticidade para a realização de eventos e cursos dentro e fora de suas instalações.

Elaboração

Responsável: Ana Luiza Jacoby Fernandes (OAB/DF 51.623; MTb/DF 0013100); Murilo Jacoby Fernandes (OAB/DF 41.796) e J. U. Jacoby Fernandes (6546 OAB/DF e MTb 11058/DF)

Coordenação:  Lili Vieira (13384 OAB/DF)

Colaboração: Daiana Líbia

elo consultoria banner 2 seminario
5/5 - (11 votes)

>>>

Veja nossos próximos cursos

Contate-nos por Telefone

Ligue para: 61 3327 1142

Caso prefeir, deixe seus dados e nós ligamos para você.

DIREITOS RESERVADOS

Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda e a Escola de Negócios Elo Cursos e Eventos reservam–se o direito de cancelar unilateralmente a realização dos cursos, Seminários e Congressos ou ainda reagendar datas e horários. Obrigando–se a comunicar antecipadamente aos inscritos. O que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isentas de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral).

Envie-nos um E-mail

Envie uma mensagem através do formulário: