Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento
Elaboração de Relatórios e Pareceres para Órgãos Públicos

Bookmark and Share
São Paulo
26 e 27 de abril de 2012
José Paulo Moreira de Oliveira

Apresentação

"A simplicidade resulta sempre de um violento esforço. Não se atinge uma expressão fácil, concisa e harmoniosa, sem longas e tumultuárias lutas em que arquejam juntos espírito e vontade".
Eça de Queirós. Escritor português. (1845-1900)

A revolução digital veio a modificar por completo as relações entre governos e sociedade: informação interativa, licitações on-line, notícias em tempo real, compras e negociações pela internet, entre tantas outras atividades, abrem novos e interessantes espaços para a comunicação escrita, antes relegada a segundo plano.

Em nenhum momento da história da humanidade foi tão importante desenvolver e aprimorar a geração, a absorção e a difusão de informações e de tecnologia. As mudanças avassaladoras introduzidas pela informática e o consequente avanço propiciado pela criação de novas ferramentas de comunicação acabaram por alterar perspectivas, definir novos horizontes e propiciar uma revolucionária e saudável democratização do saber.

Nesse contexto, clareza, funcionalidade, pertinência e objetividade no trato das informações constituem virtudes a serem sistematicamente treinadas e trabalhadas pelos servidores dos Órgãos públicos.

Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do Profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Lembre-se de que sua redação é a evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.

Hoje, mais do que nunca, a Comunicação se insere como ferramenta estratégica para gestão corporativa. Cada vez mais, o que diferencia uma Organização de outra é sua capacidade de atender às necessidades do vasto e diversificado público a que deve prestar informações.

Produzir um layout atraente, manter uniformidade no uso de fontes, organizar as informações em seções e subseções de maneira funcional e pertinente, reservar dados acessórios para anexos, notas de texto e notas de rodapé, dispor adequadamente ilustrações ao longo do texto, criar índice, sumário e resumo executivo. Esses são alguns dos procedimentos formais capazes de aumentar a clareza e legibilidade do relatório e do parecer.

Relatórios e pareceres devem ser claros e convincentes, para que as recomendações ganhem apoio dos gestores e gerem melhorias de desempenho, em benefício da sociedade.

O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que se torna necessário desencadear. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de relatórios, pareceres e notas técnicas é de suma importância para o bom funcionamento corporativo.

O programa "Elaboração de relatórios e pareceres" estabelece as bases de ação para que os servidores de Órgãos Públicos possam responder, com assertividade, às necessidades de comunicação impostas pelos novos tempos.

Objetivo Geral

Proporcionar a aquisição de informações capazes de levar os participantes a:

  • Conhecer novas técnicas redacionais, visando atender plenamente às necessidades informacionais do leitor quanto à clareza e à praticidade das informações a serem prestadas;
  • Eliminar vícios de linguagem, capazes de provocar "ruídos" no processo comunicativo e atuar negativamente sobre a qualidade da informação;
  • Imprimir coesão, coerência, clareza, concisão e pertinência na estruturação dos conteúdos a serem produzidos;
  • Melhorar o padrão de clareza e legibilidade e obter significativas melhorias na performance comunicativa, em especial no que tange à elaboração de relatórios, normas, pareceres e textos afins;
  • Padronizar a redação do Órgão, em consonância com a Diretiva 3 da ISO, as diretrizes técnicas do TCU e as orientações do Manual de Redação da Presidência da República.
  • Produzir resultados com qualidade e tempestividade, mediante a racionalização dos controles e a eliminação do excesso de burocracia, que engessa o fluxo normal das atividades, provoca retrabalho e prejudica a correta prestação dos serviços.
  • Usar a tecnologia da informação como recurso estratégico para alcançar melhores resultados e atender às expectativas do leitor, relativamente à eficiência e praticidade das informações a serem prestadas.

Público Alvo

O Programa "Elaboração de relatórios e pareceres" é direcionado a Profissionais envolvidos com a geração, edição e customização de normas, procedimentos, manuais, relatórios de pesquisa, relatórios de gestão, pareceres e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.

Resultados Esperados

O Programa consubstancia a compreensão de que o conhecimento—valor intangível— passou a ser o meio dominante, o substituto último de todos os outros meios de produção. Nesse novo contexto, a escrita técnica ganha relevo todo especial. Dominá-la com precisão tornou-se ferramenta vital para a propagação do conhecimento

Espera-se que , ao final do treinamento, os participantes estejam aptos a:

  • Aprender com erros e acertos , identificados com base na análise e reescritura de textos corporativos;
  • Atualizar conhecimentos no que tange à utilização de modernas técnicas de produção e estruturação textual;
  • Implementar as ações necessárias à atualização e modernização dos documentos que produzem;
  • Rever seus mecanismos de produção textual e refletir criticamente sobre a qualidade de seus escritos.

Metodologia/Material De Apoio

Participativa e fundamentalmente interativa, apoiada tanto na fundamentação conceitual como na abordagem de cases empresariais—consubstanciada em exercícios práticos—aliada à vivência simulada de "ruídos" de comunicação corporativos.

Cada participante receberá um exemplar do livro "Como escrever textos técnicos", de autoria do Consultor.

José Paulo Moreira de Oliveira é um dos autores do livro Como escrever textos técnicos, editado pela Cengage Learning do Brasil. A obra tem sido utilizada com sucesso em todo o Brasil, adotada em MBAs e cursos de pós-graduação nas áreas administrativa, técnica e jurídica, de informática, auditoria, organização e métodos, recursos, planejamento, marketing e comunicação, entre outros.

Contéudo Programático

COMUNICANDO COM TRANSPARÊNCIA

  • Como dirigir o fluxo de informações para as necessidades informacionais do leitor;
  • Como adequar conteúdos técnicos a diferentes públicos-alvo;
  • Como explicitar objetivamente propostas, reflexões e posicionamentos críticos de interesse do Órgão.

ORGANIZANDO O TEXTO

  • Como tirar o máximo proveito das técnicas estruturais de produção de texto;
  • Como tirar o máximo proveito das ferramentas do editor de texto;
  • Como adequar-se aos padrões de legibilidade tipográfica e textual.

ESTRUTURANDO OS CONTEÚDOS

  • Como substituir termos genéricos por outros de conteúdo específico;
  • Como saber extrair o essencial e produzir bons abstracts e resumos executivos;
  • Como alcançar a precisão vocabular com base em uma leitura contextual;
  • Como trabalhar a estrutura deve / pode / convém;
  • Como evitar ambiguidades e utilizar com propriedade o paralelismo;
  • Como trabalhar coesão e coerência textuais.

REGRAS DE OURO

  • Como alcançar o máximo de clareza e objetividade na estruturação dos conteúdos;
  • Como evitar redundâncias, prolixidade e demais questões vinculadas à gramaticalidade textual.

APRESENTAÇÃO DO TEXTO TÉCNICO

  • Elementos preliminares: folha de rosto, sumário, prefácio e introdução;
  • Elementos gerais: título e objetivos;
  • Elementos técnicos: definições, símbolos e abreviaturas;
  • Elementos suplementares: anexos, notas de texto e notas de rodapé;
  • Como itemizar seções e subseções;
  • Como apresentar ilustrações e expressões matemáticas e representar valores numéricos.

Apresentador

José Paulo Moreira de Oliveira é sócio-diretor da ZPC, Consultoria em Comunicação. Formado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduado em Comunicação empresarial pela UCAM, o Consultor, em 35 anos de magistério, lecionou em vários colégios e universidades, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foi professor do colégio de São Bento, coordenou o curso de Comunicação Oral e Escrita para Executivos da Fundação Getúlio Vargas e lecionou, por nove anos, na Escola Superior de Propaganda e Marketing, na Graduação e na Pós-Graduação (RJ e SP). Parceiro do Instituto MVC, da Elo Consultoria e da Treide apoio empresarial, entre outros, José Paulo – atua com destaque - no mercado de Consultoria em Comunicação no Negócio, Elaboração de textos técnicos e Business Writing. Escreve artigos para várias revistas especializadas e sites mundiais e vem atuando como Professor, Palestrante e Consultor para mais de 500 empresas, em todo o Brasil.

Datas, horário e local de realização

São Paulo -26 e 27 de abril de 2012

9h às 18h30 (com intervalo para almoço)
Carga-horária: 16 horas/atividade

Hotel Golden Tulip Inn Paulista Convention Flat
Rua Apeninos, 1070 - Paraíso-
São Paulo/SP


Investimento

  • Inscrições: R$ 1.990,00 (hum mil, novecentos e noventa reais).
  • Benefícios: 02 almoços, 04 coffee-breaks, material de apoio e certificado de participação e o livroComo Escrever Textos Técnicos, 2ª edição.

Forma de Pagamento

O pagamento será efetuado, via Nota de Empenho, em favor da ELO Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda., através dos Bancos:
Banco do Brasil: c/c nº 201.064-X, agência 3413-4,
BRB (Banco Regional de Brasília): c/c nº 600.202-2, agência 0209

Enviar cópia de comprovante de depósito via fax, para identificação do participante.

A CADA 4 INSCRIÇÕES DA MESMA EMPRESA, A ELO CONSULTORIA CONCEDE  A 5ª COMO CORTESIA!

Inscrições

Brasília
Ed. Corporate Financial Center
SCN QD. 02 Bl. A, 1º andar
70.712-900 – Brasília/DF
CNPJ: 00.714.403/0001-00
Inscrição Estadual  - 07.353.404/001-85
Telefone: (61) 3327.1142 –  Telefax.:  (61) 3328.1390
e-mail: elo@eloconsultoria.com

São Paulo
Edifício Mariana Tower – Rua Cubatão, 929
Conj. 116 – Vila Mariana – 04013-043 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5081.7950 – Telefax.: (11) 5573.0627
e-mail: flaviacardoso@eloconsultoria.com

INSCRIÇÕES  ONLINE PELO SITE:
www.eloconsultoria.com

A Elo Consultoria se reserva no direito de adiar ou cancelar qualquer curso caso haja insuficiência de quórum.

Inscrição


Nome(s) do(os) Participante(s):

Empresa: 
Falar com (contato): 
Telefone: 
E-mail: 
Local de Realização: 
Observações: